segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Como deixar seu Peixe Betta em Boa Forma

 Eu editei essa dica para ajudar os criadores de Betta nas dúvidas de deixar seu Betta saudável, não estou querendo causar nenhuma polêmica ao fato de induzir criadores a praticar brigas de Betta, no qual eu sou totalmente contra, mas todo criador de Bettas gosta de ter seu Betta bonito, saudável, forte e agressivo, pois isso reforça o instinto do Betta, o tornando mais selvagem como em seu habitat.



Alimentação – Esse é um fator fatal para deixar seu Betta em forma, para deixa-lo com um organismo bem equílibrado e na proporção certa de nutrição dos músculos, siga o esquema abaixo:

*Atenção, essa é uma alimentação especial, ela requêr um trabalho dobrado e um maior investimento financeiro, por isso aconselho escolher apenas um Betta de sua criação para torna-lo forte, escolha o que você mais simpatiza e que acha mais agressivo.

Das 7h:00 às 8h:00- Alimente com artêmias salinas adultas vivas, forneça em uma porção que ele poça comer em um tempo de 3 minutos.
Das 11h:00 às 12h:00-Alimente com ração da TetraMin peletilizadas(use essa ração, não aceite outra marca ou modelo), forneça em uma porção que ele poça comer em 2 minutos.

Das 15h00 às 16h:00-Alimente com pequenos pedaços de coração de boi picado, forneça devagar, deixe ele mastigar cada pedaço com calma, isso deixará sua mandíbula musculosa.

Das 19h:00 às 20h:00-Alimente com Tetra BloodWorms(siga meu mesmo conselho dito acima sobre a marca e modelo da ração), forneça uma porção que ele poça come em apenas um minuto.

Instinto - O instinto é que vai definir seu Betta de forma agressiva, um Betta sem instinto é triste e com vida cedentária, por isso é importante você reforçar o instinto do Betta, para isso siga o esquema abaixo:

Reproduza seu Betta de forma bimestral, ou seja, reproduza ele a cada dois meses, isso reforçará seu instinto agressivo e protetor(tanto de território quanto de alevinos), deixará ele mais bem disposto, treinará mais nados e desenvolverá mais músculos. É importante que você não reproduza seu Betta em intervalos menores que 2 meses, pois acontecerá um desgaste orgânico muito grande, deixando-o com uma má nutrição.

Preparação do Físico - Esse ponto é conjugado à reprodução, mas há outras maneiras de você exercitar seu Betta, siga o modo abaixo:

Deixe seu Betta em vista de um macho ou um espelho durante um tempo máximo de 2 minutos (se o seu Betta começar a bater a boca no vidro, pare imediatamente, pode feri-lo), faça isso duas vezes ao dia, uma de manhã e outra de noite, coloque também ele a vista de uma fêmea 3 vezes na semana, pois ele dará ínicio a construção do ninho de bolhas, o que é também um ótimo exercício.

Ambiente - Sem um ambiente agradável ao seu Betta ele não terá um bom desenvolvimento, por isso é importante preparar um ambiente ideal ao seu Betta, veja:
Use água descansada totalmente livre de cloro e flúor, temperatura em 27 graus, PH neutro, DH mole (8DH). O aquário deve ter no mínimo 2 litros e deve ter formato retangular. Nele você deve colocar troncos ou raízes formando “tocas” e plantas como cabomba e elodeia, muito bem plantando, formando quase um pântano.

Com essa técnica usada pelos Tailandeses você conseguirá deixar seu Betta forte e agressivo, mas atenção, repito que isso não é motivo para você coloca-lo em brigas, principalmente que será uma covardia de sua parte, colocando um Betta bem preparado com outro de físico precário, por isso apenas aprecie a arte de criar um Betta “Selvagem”.

fonte: http://www.meuaquario.com/como-deixar-seu-peixe-betta-em-boa-forma/