segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Dicas - Vantagens do uso do Ozônio no Aquarismo

 
O tratamento de água com ozônio é o mais eficiente sistema existente, com inúmeras vantagens em relação aos demais, não utilizando nenhuma substância química danosa à saúde ou ao meio ambiente, seguindo a tendência mundial pela busca na redução do uso de produtos químicos, principalmente quando em contato direto com o ser humano.

Atualmente, mais de 70% das piscinas da Europa e Estados Unidos utilizam este sistema, além de inúmeros parques ao redor do mundo, como Disneyworld, Wet´n Wild, Universal Studios, Jurassic Park e Mirage Resort. E se falarmos em esportes aquáticos, tanto os competidores quanto as confederações internacionais exigem que as águas sejam tratadas com Ozônio, como ocorrido nos últimos Jogos Olímpicos de Sidney, Atlanta e Pequim.

Os problemas mais comuns em piscinas como irritabilidade dos olhos, problemas alérgicos da pele e seu ressecamento, são ocasionados pela reação do cloro com matéria orgânica (Cloramina), de forma que o Ozônio age eliminando tais microorganismos impedindo a formação de fungos, algas e bactérias tão indesejáveis em piscinas.

Veja a comparação entre o uso do cloro e do ozônio no tratamento de água de piscinas:

Cloro
Ozônio
> Não mata todas as algas, bactérias e fungos. > Elimina criação de algas, bactérias e fungos.
> Ação dependente do tempo de exposição. > Ação 3.000 (três mil) vezes mais rápida.
> Desbota tecidos. > Não causa qualquer dano aos tecidos.
> Provoca corrosão. > Sem corrosão.
> Irritação na pele, olhos, ouvidos e ressecamento dos cabelos. > Sem nenhuma irritação ou ressecamento.
> Requer ajustes frequentes de pH. > Mantém o PH neutro e estável.
> Classificado como produto químico tóxico pelo EPA*. > Ecologicamente correto.
> Agride e contamina o meio ambiente. > Ecologicamente correto.
> Custos mensais com compra de químicos. > Não necessita de peças de reposição.
> Organismos desenvolvem defesas. > Sem defesas.
> Necessário manuseio de produto perigoso. > NÃO.
* Environmental Protection Agency (USA)


A composição do ozônio

O ozônio (O3) é uma molécula composta por três átomos de oxigênio (O) que se combinam quando moléculas de Oxigênio (O2) são expostas a um forte campo de energia (natural ou fabricado). Isto faz com que algumas delas se quebrem em átomos de oxigênio (O) e se liguem, em seguida, a outras moléculas de oxigênio (O2), formando o ozônio (O3).


Como o ozônio é uma uma molécula muito instável, este processo é totalmente reversível, fazendo com que o ozônio não reagido se decomponha de volta à forma de oxigênio comum, o O2, não deixando nenhum outro resíduo nocivo à saúde e ao meio ambiente.


Como o Ozônio age

O ozônio é 20 vezes mais eficiente, 100 vezes mais solúvel em água e 3.120 vezes mais rápido e letal para microorganismos quando comparado ao cloro, com a vantagem de não deixar ou produzir resíduos ou subprodutos tóxicos. Ele é capaz de oxidar a maioria das substâncias orgânicas, quebrando suas cadeias químicas e formando óxidos (que se precipitam como microflocos-microfloculantes), gás carbônico (CO2) e oxigênio (O2).

Por ser o mais potente oxidante, o ozônio mata microorganismos por oxidação da membrana, não havendo microorganismo conhecido pelo homem que seja resistente ao ozônio.

O Ozônio irá manter a água muito mais limpa que os outros sistemas de tratamento de água. Isto se deve ao fato de que o ozônio decompõe óleos corporais e sabonetes. Após eliminação de microorganismos pelo ozônio, os produtos derivados do processo são oxigênio, dióxido de carbono e sólidos filtráveis. Também atua como micro-floculante, clarificando a água gradualmente e dispensando, quando em regime normal de uso da piscina, já que a sujeira depositada no fundo da piscina poderá ser aspirada normalmente.

Fonte: http://www.eko3.com.br/ozonio.html

Um comentário:

  1. Bom dia Benny, muito interessante seu artigo sobre o uso do Ozônio. Mas vc sabe se teria algum ponto "negativo" em seu uso de forma geral em aquários(criação de bettas) e possivelmente em "plantados"? Abração e muito sucesso!!!

    ResponderExcluir