sexta-feira, 21 de junho de 2013

REMOVEDOR DE AMÔNIA FEITO DE MINERAL HIGIÊNICO PARA GATOS


Olá pessoal!

Um aquário como todos sabem, será um ambiente totalmente isolado do habitat natural dos nossos peixes e etc. Na natureza, os poluentes (fezes, urina, folhas, comida...) são rapidamente diluídos, transformados e reabsorvidos pela imensa cadeia alimentar que consiste um rio, o mar, lagoas... Agora no aquário, tudo tende a se acumular e em poucos dias os habitantes poderão ser intoxicados. Cabe a nós sabermos com o que estaremos lidando e como combater.

Amônia

Eis a nossa Perpétua rival, pois tudo que for orgânico dentro do aquário, eventualmente irá se decompor liberando amônia e seus derivados na coluna d’agua, mesmo em pequenas quantidades pode matar os peixes, principalmente em Ph alcalino, até mesmo os peixes a liberam durante a respiração. Portanto, cuidado ao alimentar seus peixes, muita comida se reflete em mais amônia. Dessa forma, a filtragem eficiente começa com a escolha do tamanho do aquário e a quantidade de peixes que viverão nele. E como todos nos desejamos ter peixes saudáveis, a primícias de que quanto mais água e menos peixes melhor, se faz verdadeira.

O controle da amônia é o principal foco que devemos ter, não podemos impedir que ela se forme em nossos aquários, mas podemos limitar sua produção, utilizando a sifonagem diária ou no máximo semanal, como o principal método de filtragem mecânica, pois os detritos que ficam acumulados no fundo são retirados do sistema antes que comecem a se decompor. Há também mídias especificas pra esse fim que ficam dentro do filtro, tais como: perlon, esponjas, cerâmicas e etc. E através do fluxo de água entre elas, acabam retendo detritos em suspensão, mas devem ser limpas periodicamente, pois o que foi retido, começará a se decompor também.

E pra ajudar na batalha, podemos contar também com um mineral de origem vulcânica que absorve amônia (Zeólita – Aluminossilicato Clipnotilolita) que é vendido por empresas conceituadas do ramo já beneficiado e pronto pra usar (Ammo-Chips, Aquaclear, Anti-Ammonia Rock, etc...).

Mas como o nosso intuito é amenizar custos, felizmente também pode ser encontrado na forma bruta (bem mais barato) como mineral higiênico para gatos (Celcat) ou areia de gato (Tidy Cats).

As pedrinhas do mineral devem ser enxaguadas preferencialmente dentro daquele bag pra carvão ativo, deve ser manuseado com cuidado pra não esfarelar e após estar acomodado dentro do filtro, como também acontece com o carvão, o ideal é coletar o primeiro litro de água que passar por entre as mídias, evitando assim que sedimentos fiquem flutuando na coluna d’agua.

E o melhor... Podem ser reativadas indefinidamente... Pra isso basta fervê-las em água com sal grosso por 15 minutos.

Abraços!

FONTE: http://aquapeixes.forumeiros.com/t379-removedor-de-amonia?highlight=removedor

Nenhum comentário:

Postar um comentário