terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Dicas - Como fazer fibra de côco caseira

Fibra de Côco - Usada como substrato para o cultivo de enquitréias usadas na alimentação de peixes betta de linhagem (benny bettas)
Digo que é possível fazer fibra de coco em casa pois também tive dificuldades de encontrar e tive que partir para uma alternativa caseira. Pra falar a verdade eu acredito que com criatividade podemos substituir, sem perder a eficiência, um monte de coisas que pagaríamos uma fortuna (mas não pense que você fará uma HPS em casa). A fibra de coco é uma das coisas substituíveis que falo.

Bom chega de blábláblá e vamos lá:
Materiais necessários para obter uns 200/400G de fibra de coco
·         4 cocos verdes sem água
·         1 faca grande ou facão
·         1 marreta ou martelo pesado
·         2 sacos de lixo médios (50L)
·         pote com 300 ml de vinagre
Procedimento
Corte cada um dos cocos ao meio e raspe toda a polpa branca (se quiser pode comê-la é uma delícia) e em seguida marrete as partes raspadas sem esmagá-las apenas abrindo um pouco da fibra (você verá fibras na vertical e horizontal).
Após as fibras estarem visíveis você deverá lavá-las em água corrente e em seguida coloque-as para secar, coloque-as dentro do saco de lixo sem fechar.
Em cerca de três dias elas estarão secas, é hora de separar as fibras da casca. Arrenque-as e coloque num pote com 300 ml de vinagre por 30 minutos (para matar bactérias e fungos).
Em seguida lave em água corrente e aperte a fibra com as mãos, repetindo o processo duas vezes. Por fim aperte bem a fibra para escorrer o excesso de água e coloque-a para secar no saco de lixo.
Quando secar a fibra estará pronta. Você poderá deixa-lá moída ou usar em tiras grandes

fonte: http://www.cannabiscafe.net/foros/showthread.php?t=64863


9 comentários:

  1. Muito bom estava procurando isso mesmo.Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito disso,realmente tendo criatividade as coisas ficam muito melhores.

    ResponderExcluir
  3. só tem uma coisa, o coco não pode ser maduro no caso? ou vc diz q tem q retirar a água?

    ResponderExcluir
  4. Sera que poderia expor em um vidio para tornar o leitor conciente de como fazer na pratica. Acho que é um negocio promissor.

    ResponderExcluir
  5. Eu também tenho uma maneira muito fácil de fazer o substrato de coco, 1ª você deve cortar o coco verde( coco muito seco o substrato apodrece mais rápido ) em pequenos cubos ou desfiar, depois leve ao fogo em uma panela com água ate levantar fervura e deixe ferver por dez minutos. 2ª espalhe o substrato em uma travessa de vidro ou alumínio e leve ao formo bem quente... atenção você não deve fechar a porta do forno completamente deixe um espaço de quatro dedos para sair a umidade, fique sempre olhando para ver se o substrato já esta seco e tenha cuidado pra não queimar! pronto agora espera esfriar e guarde ele bem de preferencia num saco bem fechado, isso evira a contaminação por fungos e etc... pronto e só usar !!!

    ResponderExcluir
  6. Gostei de todas as dicas, mas fiquei com duas duvidas como faço para a fibra de coco, ficar prensada igual a xaxim mesmo? alguém me ajuda? vou inserir alguma goma? Produto? Sabe onde encontro mais barata a maquina trituradora de coco, moro em Bh
    Agradeço Geovana33amaral@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Adorei as dicas, gostaria de aprender a prensar a fibra , será que alguem pode me ajudar? Obrigada marry-lindona@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Adorei as dicas, gostaria de aprender a prensar a fibra , será que alguem pode me ajudar? Obrigada marry-lindona@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Estou pesquisando sobre o assunto e gostaria de dar minha contribuição. Certa vez, visando Fortaleza, soube de um homem que vendia côco na praia e resolveu dar uma utilidade à casca. Ele mandou um soldador soldar pontas de garfos em um eixo e assim fez um triturador. Acho que é possível fazer isso com uma broca de furadeira e mandar soldar pregos ou algo assim para desfiar o côco.

    ResponderExcluir